19 de novembro de 2013

Mestrado RPG - Thomas Massao Fairchild


Título
: O discurso de escolarização do RPG

Autor: Thomas Massao Fairchild

Resumo:
Este trabalho contribui para a reflexão acerca do uso de objetos culturais externos à escola no ensino,
propondo tomar o próprio discurso produzido acerca de sua escolarização como objeto de análise. Para tanto, estudamos o caso específico dos roleplaying games (RPGs), ou “jogos de interpretação de papéis”, cujo reconhecimento como “ferramenta educativa” vem sendo pleiteado por jogadores, autores e editores.
A partir de um corpus de enunciados oriundos de diversas fontes — trabalhos acadêmicos sobre o jogo, entrevistas com praticantes de RPG, textos extraídos de sites sobre o assunto e e-mails trocados numa lista de discussão da internet —, torna-se evidente que, em muitos momentos, o discurso sobre a escolarização do RPG não produz novos significados, mas, antes, insere-se em uma formação discursiva cristalizada, reproduzindo lugares-comuns aplicáveis à escolarização de qualquer objeto. Uma diversidade de fatores concorrem na constituição desse discurso, dentre os quais estão o interesse das editoras por uma reserva de mercado do RPG escolar, a captação de um discurso já existente da insuficiência da escola, a necessidade de responder a um discurso que difama o RPG a partir de um caso específico e o desejo dos jogadores pelo reconhecimento de sua prática.

Palavras-Chave: [indisponíveis]

FAIRCHILD, Thomas Massao. O discurso de escolarização do RPG. USP: 2004. (mestrado)

Como o arquivo é grande, talvez seja melhor você salvar em seu computador (botão direito, opção 'salvar como' ou 'salvar link'):
http://www.pesquisarpg.ufpa.br/material/rpg-mestrado-FAIRCHILD-Thomas.pdf

Arquivo em hospedagem externa, no Dropbox:
https://www.dropbox.com/s/kuq7441rvtgqo4l/rpg-mestrado-FAIRCHILD-Thomas.pdf

Informação adicional: páginas iniciais não localizadas.

Sítio eletrônico da pesquisa na instituição: aguardando.

Um comentário:

  1. Muito obrigado pela disponibilização do link para download. Procurei muito por acesso gratuito.

    ResponderExcluir