19 de novembro de 2013

Mestrado RPG - Lúcia Barbosa Falcão


Título
: Entrevista com Vampiros: Uma Reconstrução da Cultura a partir do Jogo de RPG

Autora: Lúcia Barbosa Falcão

Resumo:
Neste trabalho é tecida uma relação entre cultura e jogo, onde o conceito de lúdico é um conceito chave para essa relação, e o jogo é tido como uma função significante que confere sentido à ação (HUIZINGA). É no caráter estético do jogo que reside a sua característica primordial. Nesse sentido, abordo o estilo de expressão como um "jogo do espírito me busca de novas formas", o que permite a visão de um sentido estético inerente aos vários níveis de cultura que buscam uma forma ou estilo para apresentarem-se, utilizando para isso do elemento lúdico. A forma seria a máscara, o veículo de expressão de uma cultura. É esta visão que direciona minha busca de percepção da forma cultural que é utilizada pelo grupo de jogadores de RPG. O jogo de RPG é tido como uma ferramenta sociocultural, a forma de expressão de uma cultura de grupo.
Para tanto são apresentados os elementos do jogo: o perfil dos jogadores, a dinâmica de formação do grupo, as características culturais do personagem escolhido pelos jogadores para representá-los no universo lúdico criado pelo jogo de RPG, o Vampiro, o espaço onde trascorre o jogo, os valores veiculados através dele e a relação criada pelos/entre os jogadores do estar em jogo.
A partir desses pontos chega-se à necessidade que impulsiona os jogadores de RPG de criar, transformar, ser diferente, que é a forma particular do grupo se expressar, a sua estratégia ante o horror da passagem do tempo e da morte, como é sublinhado pelas antropologias do Imaginário, que fundamenta todas as expressões socioculturais. O grupo, através do jogo, preenche o espaço com seu sentido próprio, adensa-o como seo preenchesse com uma música. E é dessa forma, reconstrução/transmutação lúdica do espaço/tempo, que o grupo o reconhece, dando-o um sentido, e dele se apropria.

Palavras-Chave: Jogos, Imaginário, expressão cultural.

FALCÃO, Lúcia Barbosa. Entrevista com Vampiros: Uma Reconstrução da Cultura a partir do Jogo de RPG. UFPE: 1998. (mestrado)

PESQUISA IDENTIFICADA MAS NÃO LOCALIZADA.

Informação adicional: resumo e palavras-chave fornecidos pelo banco de tese da CAPES.

Informação adicional:  nenhuma.

Sítio eletrônico da pesquisa na instituição: aguardando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário