19 de novembro de 2013

Mestrado RPG - Vivianete Milla de Freitas

Título: Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME)

Autora: Vivianete Milla de Freitas

Resumo:
Nesta pesquisa objetivamos analisar e explicitar como se apresentam as
escritas dos adolescentes, quais suas motivações para escrever no contexto de
RPG (Roleplaying Game) e em quais aspectos estas produções favorecem ou não
as práticas de leitura e escrita em situações diversas. Procuramos ao longo deste
trabalho compreender a estrutura dos jogos de RPG e descrever possíveis situações
da leitura e da escrita decorrentes do jogo; analisar e explicitar as escritas dos
jovens no contexto de RPG e mapear o universo de leituras preparatórias para a
realização dos jogos.
Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico, que busca a
compreensão do objeto a partir da observação direta e da análise das produções
singulares de um grupo de sujeitos que participam de contextos socioculturais
ligados às práticas do RPG. Nossa metodologia compôs-se de observação de
situações de jogo, de entrevistas com um grupo de seis jovens jogadores de RPG,
da análise de produções escritas na forma manuscrita por esses jovens e de
pesquisa documental de manuais do jogo.
Entre os principais referenciais teóricos utilizamos Roger Chartier (1998) que
contribui para uma visão mais ampla das mudanças nas práticas de escrita; Carla
Viana Coscarelli (2005), Else Martins dos Santos (2005) e Luciana Zenha Cordeiro
(2001) que permitem compreender as práticas sociais, escolares e não escolares e
as interferências nos modos de leitura e escrita advindos da presença de novas
tecnologias; Maria da Graça Costa Val (2004) que oferece um instrumental teórico
para análise das características textuais presentes nas produções escritas dos
jovens e Sonia Rodrigues (2005), pioneira dos estudos dos jogos de RPG no Brasil.
Os resultados indicam que os jogos de RPG se apresentam como campo
vasto e variado para produção de narrativas orais e escritas. Os adolescentes
encontram muitas motivações para produção escrita através de leituras literárias de
RPG e, a partir destas leituras, produzem textos singulares, sob a forma manuscrita
tanto de forma individual como coletiva. O universo de leituras desses jovens é
vasto, variado e motivador das práticas de leitura, principalmente aquelas cuja
finalidade é a preparação para o jogo. Finalmente, as escritas advindas do RPG
segundo os jovens, contribuem para a expansão de suas relações sociais.

Palavras-Chave: RPG, cultura escrita, produção de textos, leitura, juventude.

FREITAS, Vivianete Milla de. Leitura e escrita de jovens em contextos de RPG (ROLEPLAYING GAME). UFMG: 2007. (mestrado)

Como o arquivo é grande, talvez seja melhor você salvar em seu computador (botão direito, opção 'salvar como' ou 'salvar link'):
http://www.pesquisarpg.ufpa.br/material/rpg-mestrado-FREITAS-Vivianete.pdf

Arquivo em hospedagem externa, no Dropbox:
https://www.dropbox.com/s/96h1gci2u2w3iib/rpg-mestrado-FREITAS-Vivianete.pdf?m=

Sítio eletrônico da pesquisa na instituição: aguardando.

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