Título: Implicações do uso do RPG pedagógico como recurso didático para o ensino-aprendizagem de física
Autor: Ricardo Ribeiro do Amaral
Resumo:
Este trabalho refere-se ao estudo de caso participante realizado com dez aluno do 9º ano do Ensino Fundamental de uma Instituição Estadual de Ensino localizada na periferia da cidade do Recife. Seu objetivo foi analisar em que o uso pedagogico do roleplaying game (RPG) pode contribuir para o ensino de Física, integrado ao ensino de Matemática, História e Ética. Para tanto, a metodologia empregada foi organizada através de um jogo de RPG, dividido em oito encontros, que tinha a perspectiva de engajar os sujeitos em um processo de construção dos conceitos envolvidos na aventura, incluindo os aspectos cognitivos e atitudinais. As análises foram fundamentais na teoria Sócio-Construtivista de Vygotsky, nas idéias de Pozo, Crespo e Echeverría sobre situações-problema e nos trabalhos de Macedo, Petty e Passos sobre o lúdico na Educação. Ao final da pesquisa, percebemos que o RPG exerceu influência positiva sobre aprendizado de conceitos físicos, matemáticos, históricos e éticos, alé de promover mudanças atitudinais desses alunos em relação ao seu processo de aprendizagem.
Palavras-chave: uso do RPG pedagógico, lúdico na educação, ensino de Físisca, teoria sócio-construtivista, situação-problema.
AMARAL, Ricardo Ribeiro do. Implicações do uso do RPG pedagógico como recurso didático para o ensino-aprendizagem de física. UFRPE: 2008. (mestrado)
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Informação adicional: jogador de RPG
Sítio eletrônico da pesquisa na instituição: aguardando.
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