Autora: Eliane Bettocchi Godinho
Resumo:
Partindo-se de uma definição, baseada na media ecology, de role-playing
game (RPG) como meio de comunicação dotado de linguagem narrativa, tecnologia
impressa e modo de recepção interativo, propõe-se que é possível pensar este jogo
como hipermídia narrativa em que seus componentes atuem como links de abertura
para outras informações, promovendo uma refiguração criativa da realidade.
Propõe-se um método de concepção poética e análise crítica para um objeto de
design gráfico, um livro de RPG, em que o conceito de abertura da obra é
fundamentado pelos conceitos de gozo do texto, deslizamento sígnico de Roland
Barthes e semiose ilimitada de C.S. Peirce, instrumentalizado por meio da tradução
intersemiótica de Julio Plaza, da hermenêutica de Paul Ricoeur e da Iconologia de
Erwin Panofsky. Espera-se com este método contribuir não apenas com novas
possibilidades de se pensar e produzir um livro, mas também com a construção e
questionamento de uma epistemologia do Design enquanto área de conhecimento.
Tal discussão é realizada em duas instãncias: uma instãncia formal, onde é
documentada a concepção do suporte impresso do cenário Brasil Barroco, do
RPG experimental Incorporais, desenvolvido em paralelo com o método; e uma
instância processual, onde o suporte deste RPG será experimentado por jogadores
que participarão da ampliação do cenário através da produção de material que será
incorporado aos suportes impressos, verificando-se a capacidade de abertura acima
descrita.
Palavras-Chave: Comunicação; RPG; Narrativa; Hipertexto; Semiologia; Design gráfico;
Livro.
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Informação adicional: jogadora e ilustradora de jogos de RPG.
Sítio eletrônico da pesquisa na instituição: aguardando.
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