24 de novembro de 2013
Mestrado RPG - Rafaela Rejane Samagaia
Título: Física moderna no ensino fundamental: uma experiência com o Projeto Manhattan
Autora: Rafaela Rejane Samagaia
Resumo:
O presente estudo utilizou a perspectiva educacional voltada à formação de cidadãos, defendida na proposta de Edgar Morin e no relatório da Unesco sobre educação para o século XXI. Para isso, discute-se a importância de uma nova prática escolar, preocupada em manter o estudante como centro das atividades na sala de aula. No ensino de ciências, objeto de reflexão deste trabalho, a perspectiva escolhida foi o CTS (Ciência,Tecnologia e Sociedade) que compartilha pontos importantes com os Parâmetros Curriculares Nacionais, e a ACE (Aprendizagem Centrada em Eventos) que, assim como os demais referenciais teóricos sugere a discussão contextualizada do conhecimento científico. Finalmente, foi desenvolvido, aplicado e avaliado um módulo de física moderna, voltado à sala de aula do ensino fundamental, no contexto histórico do Projeto Manhattan (1941-1945). Entre os conteúdos de ciência contemplados estão a fissão nuclear, a radiação, a pesquisa e o uso de armas químicas e biológicas e a energia a partir de uma situação problema propiciada pela técnica psicoterápica RPG ou Jogo de Papéis.
Palavras-Chave: EC/física; ensino fundamental; hist. Projeto Manhattan/CTS.
SAMAGAIA, Rafaela Rejane. Física moderna no ensino fundamental: uma experiência com o Projeto Manhattan. UFSC: 2003. (mestrado)
PESQUISA IDENTIFICADA MAS NÃO LOCALIZADA.
Informação adicional: resumo e palavras-chave fornecidos pelo banco de tese da CAPES. O resumo cita RPG
Sítio eletrônico da pesquisa na instituição: aguardando.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário