24 de novembro de 2013

Mestrado RPG - Daniel Silva dos Santos


Título
: Educação e Preconceito: O Jogo de Representação como Estratégia de Reflexão

Autor: Daniel Silva dos Santos

Resumo:
Pretendendo participar do projeto coletivo de criação de métodos de abordagem do preconceito como tema, este trabalho investiga as possibilidades de uso do jogo de representação (RPG), na Educação. Tendo por pressuposto teórico que o preconceito é um problema generalizado nas relações humanas, que se constitui e se reproduz por meio de mecanismos psicológicos e culturais específicos, tendo a Educação Formal como uma de suas instâncias reprodutoras, foi utilizado um jogo de representação com professoras de uma escola estadual de Bauru (SP). Definido o objetivo de explorar o jogo de representação como recurso propiciador de (1) reflexão sobre as formas como a escola pode praticar a exclusão, (2) conscientização da importância da aceitação da diversidade e (3) sensibilização das participantes para a possibilidade que têm de atuar como promotoras da aceitação ou da rejeição à diferença, foi proposto um jogo em que as participantes tiveram a oportunidade de interpretar as reações de professores fictícios diante de um caso de exclusão. O processo lúdico realizado permitiu concluir que há possibilidade de dar ao trabalho o caráter reflexivo e informativo pretendido e possibilitou identificar fatores que podem minimizar ou mesmo impedir a consecução dos objetivos educacionais do jogo.

Palavras-Chave: Psicologia Social; Preconceito; Educação

SANTOS, Daniel Silva dos. Educação e Preconceito: O Jogo de Representação como Estratégia de Reflexão. USP: 2007. (mestrado)

PESQUISA IDENTIFICADA MAS NÃO LOCALIZADA.

Informação adicional: resumo e palavras-chave fornecidos pelo banco de tese da CAPES. O resumo cita RPG.

Sítio eletrônico da pesquisa na instituição: aguardando.

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