Título: Motivação escolar e o lúdico: o jogo RPG como estratégia pedagógica para o ensino de história
Autora: Eli Teresa Cardoso
Resumo:
A pesquisa, realizada em escola publica de Campinas. SP, teve como objetivo a aplicação de uma estratégia de ensino de História baseada no jogo RPG, em uma sexta série do ensino fundamental. A avaliação foi baseada na teoria da motivação intrínseca/ extrínseca e metas de realização no contexto escolar. A metodologia foi embasada na pesquisa-ação. Os dados coletados em registros de campo, entrevista com colegas, questionários com alunos, estórias e fichas dos personagens escritas pelos alunos, e avaliação dissertativa. A conclusão foi do caráter motivador do jogo RPG para o ensino de História, também aponta para um incremento das metas aprender e performance-aproximação nos alunos jogadores de RPG.
Palavras-Chave: Metodologia ensino de História; motivação; lúdico; jogo RPG
CARDOSO, Eli Teresa. Motivação escolar e o lúdico: o jogo RPG como estratégia pedagógica para o ensino de história. UNICAMP: 2008. (mestrado)
PESQUISA IDENTIFICADA MAS NÃO LOCALIZADA.
Informação adicional: resumo e palavras-chave fornecidos pelo banco de tese da CAPES.
Sítio eletrônico da pesquisa na instituição: aguardando.
Grato, Kaio. Atualizarei na postagem com o endereço.
ResponderExcluirProf. Gilson