Título: Nós podemos criar um mundo: reflexões sobre a cultura contemporânea a partir do jogo de RPG
Autora: Adriana Tenório da Silva
Resumo:
Partindo da prática de um jogo específico que tem por base a idéia de uma performance interpretativa, chamado Role Playing Game (ou simplesmente RPG), esta dissertação busca analisar como a prática de uma atividade de simulação, como ocorre no jogo de RPG, pode ser compreendida como uma experiência criativa. Nessa perspectiva, destaca-se, nesse trabalho, a teoria baudrillariana sobre a sociedade contemporânea e o significado da simulação nesta sociedade. Para tanto, a pesquisa foi realizada com três grupos envolvidos no exercício do jogo. Buscou-se no trabalho de campo apreender suas percepções sobre o jogo e os impactos que causou, a prática dessa atividade lúdica coletiva, às suas subjetividades e compreensões sobre o mundo. Como o jogador simula um personagem em outra realidade, ele ou ela, podem absorver conhecimentos formais, vivenciar experiências, fortalecer seus laços sociais e sentirem-se pertencentes a um grupo. Assim, o jogo não só qualifica para a vida social, como também permite refletir e praticar uma forma criativa de experiência via simulação e construção narrativa.
Palavras-Chave: Sociologia Contemporânea; Pós-modernidade.
SILVA, Adriana Tenório da. Nós podemos criar um mundo: reflexões sobre a cultura contemporânea a partir do jogo de RPG. UFPE: 2006. (mestrado)
PESQUISA IDENTIFICADA MAS NÃO LOCALIZADA.
Informação adicional: resumo e palavras-chave fornecidos pelo banco de tese da CAPES.
Informação adicional: nenhuma.
Sítio eletrônico da pesquisa na instituição: aguardando.
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