10 de fevereiro de 2014
Mestrado RPG - Quando os dados (não) rolam: jogo, teatralidade e performatividade na interação entre o ROLEPLYAING GAME e o Process Drama
Título: Quando os dados (não) rolam: jogo, teatralidade e performatividade na interação entre o ROLEPLYAING GAME e o Process Drama.
Autor: André Sarturi
Resumo:
[editando]
Palavras-Chave: [editando]
SARTURI, André. Quando os dados (não) rolam: jogo, teatralidade e performatividade na interação entre o ROLEPLYAING GAME e o Process Drama. UESC: 2012. (mestrado)
Como o arquivo é grande, talvez seja melhor você salvar em seu computador (botão direito, opção 'salvar como' ou 'salvar link').
http://pesquisarpg.ufpa.br/material/rpg-mestrado-SARTURI-andre.pdf
Arquivo em hospedagem externa, no Dropbox:
https://www.dropbox.com/s/aqa3a5a6pbcdpsa/rpg-mestrado-SARTURI-andre.pdf
Informação adicional: nenhuma.
Sítio eletrônico da pesquisa na instituição: www.ceart.udesc.br/ppgt/dissertacoes/2012/andre_sarturi.pdf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/00006d/00006dc6.pdf
ResponderExcluirRESUMO
ResponderExcluirSARTURI, André. Quando os dados (não) rolam: Jogo, teatralidade e performatividade na interação entre o ROLEPLAYING GAME e o Process Drama. Dissertação (Mestrado
em Teatro – Área pedagogia do teatro). Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro. Florianópolis, 2012.
Esta pesquisa examina as similaridades entre ROLEPLAYING GAME e o Process Drama, identificando seus aspectos de teatralidade e performatividade, ambos comuns ao ROLEPLAYING GAME e ao teatro. Esta investigação esteve centrada em teoria e prática. Em termos teóricos, foram desenvolvidos estudos sobre performatividade e teatralidade, baseados em Schechner (2006) e Féral (2003); o relacionamento entre jogo e teatro foi examinado a partir das perspectivas de Huizinga (2001), Caillois (1994) e Pavis (1999). A análise do jogo
foi considerada pelo ponto de vista do RPG e de sua versão ao vivo, LARP (Live Action Roleplaying). Com relação à prática, duas experiências com LARP foram desenvolvidas.
Ambas tiveram “As Bruxas de Salém”, de Arthur Miller, como pré-texto. Nestas experiências, alunos da primeira fase de licenciatura em teatro usaram elementos de drama e jogos teatrais.
A análise de ambas as práticas apontam similaridades entre o Mestre do Jogo e o Teacher-in-role, um planejamento baseado em episódios, e uma dimensão de jogo orientada por um prétexto. Esta investigação também incluiu uma análise conceitual de jogo, atuação e
representação.
Palavras-chave: Jogo; Drama; Teatralidade; Performatividade e ROLEPLAYING GAME