22 de novembro de 2013

Mestrado RPG - Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto


Título
: A construção de sentidos nos Role-playing Games: aspectos linguísticos e sócio-históricos

Autora: Rafaela Araújo Jordão Rigaud Peixoto

Resumo:
Os role-playing games são jogos que representam bem a dinamicidade da língua, devido à
necessidade de adaptação constante, em função do contexto interacional (SZUNDY, 2005;
PICCOLO, 2005; BROUGÈRE, 2010). Em se tomando por base a teoria do interacionismo
sócio-discursivo (BRONCKART, 1999, 2006 e 2008), aliada à concepão de discurso de
Bakhtin (1997 e 2007) e de cognição de Gardner (2003) e Marcuschi (2007), trabalhamos
com os pressupostos de que a argumentação e o uso de determinados elementos linguísticos - mecanismos de textualização e de responsabilização enunciativa – são cruciais para a
construção de sentidos nos RPGs; e quanto mais os participantes compartilharem
conhecimentos entre si, ou forem capazes de assimilar o conhecimento do colega, maiores
serão as chances de estabelecerem o encadeamento necessário para a construção de sentidos nos RPGs. Para tanto, selecionamos para o corpus duas partidas de role-playing games, na modalidade de mesa, de cerca de duas horas cada, jogadas por dois grupos: avançado e iniciante (recém-formado). Além disso, também foi aplicado um questionário sócio-cultural e houve comentários voluntários sobre a diferenciação entre RPG de mesa e RPG live action, e sobre a participação da mulher em partidas. O objetivo do trabalho, em consonância com os pressupostos, foi (a) analisar a arquitetura textual, com base no uso de mecanismos de textualização e de responsabilização enunciativa específicos no discurso em jogos de RPGs, e na presença de argumentatividade; e (b) analisar a influência do background do participante para a construção do enredo, especialmente quanto à transposição de conhecimentos específicos (de mundo, de outras áreas, etc), contrapondo dois grupos distintos (iniciante e
avançado). A partir da apreciação do corpus, foram delimitados movimentos interacionais típicos da estrutura narrativa dos jogos de RPG; aspectos linguísticos relativos à categorização do discurso, separação do âmbito de realização das ações em partidas de RPG e elementos linguísticos; e aspectos sócio-históricos, presentes em elementos sócio-interativos, que contribuíram não só para a construção de sentidos, como também para a manutenção da interação entre os participantes. Como resultado, observou-se que aspectos linguísticos tais
como o uso de perguntas e protocolos verbais evidenciaram-se vetores determinantes para a construção dos sentidos; a presença de aspectos sócio-históricos demonstrou-se ativa nesse processo, revelada, dentre outros fatores, pela voz social utilizada no jogo, por ocasião da referência aos jogadores; e as relações afetivas entre os participantes também proporcionaram, visivelmente, uma melhor interação. Destarte, têm-se que a cognição também está relacionada a aspectos sócio-interativos. Em face a essas evidências, os role-playing games foram sugeridos como uma prática pedagógica bastante proveitosa para proporcionar um ensino integrado às situações cotidianas, facilitando o processo de construção de sentidos dos enunciados, tanto no dia a dia quanto na escola. Assim, foi proposto um modelo didático de trabalho com RPG em sala de aula.


Palavras-Chave: Interacionismo sócio-discursivo. Jogos. Interação. Cognição. Construção de sentidos. Role-playing games.

PEIXOTO, Rafaela Araújo Jordão Rigaud. A construção de sentidos nos Role-playing Games: aspectos linguísticos e sócio-históricos. UFPE: 2011 (mestrado)

Como o arquivo é grande, talvez seja melhor você salvar em seu computador (botão direito, opção 'salvar como' ou 'salvar link'):
http://www.pesquisarpg.ufpa.br/material/rpg-mestrado-PEIXOTO-Rafaela.pdf

Arquivo em hospedagem externa, no Dropbox:
https://www.dropbox.com/s/qvhgc2gqxto4w7a/rpg-mestrado-PEIXOTO-Rafaela.pdf

Informação adicional:  nenhuma.

Sítio eletrônico da pesquisa na instituição: aguardando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário