24 de novembro de 2013
Mestrado RPG - Matheus Vieira Silva
Título: O Jogo de Papéis (RPG) como Tecnologia Educacional e o processo de Aprendizagem no Ensino Médio
Autor: Matheus Vieira Silva
Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo estudar a utilização do jogo de papéis (RPG)
como tecnologia educacional em apoio ao processo de aprendizagem no Ensino
Médio. Partimos da conceituação do jogo, sob a ótica de autores como Brougère
(1998), Huizinga (2007), Silva (2005) e em seguida, passamos a explicar o que é e
como funciona o Jogo de papéis (RPG). Resgatamos algumas obras brasileiras
relacionadas ao RPG e à educação. Buscamos a compreensão das práticas
pedagógicas na educação contemporânea. Verificamos, a partir das leituras sobre
sociedade do conhecimento, mudanças tecnológicas e reflexos na educação,
tecnologia educacional, práticas educativas, resistência à mudança, aprendizagem
colaborativa, que existe uma diferença entre como os jovens aprendem (ou
deveriam aprender) nas salas de aula, e como os jovens aprendem em situações
mais flexíveis, mesmo na escola. Por meio de questionários, diário de bordo e
audiogravações, verificamos o comprometimento e envolvimento dos alunos em
sessões de jogo de RPG em situações voluntária e compulsória. Constatamos que,
quando utilizado em um ambiente fora do estruturado em aulas, com a possibilidade
da escolha voluntária, o RPG traz outros elementos que contribuem para o processo
de aprendizagem.
Palavras-Chave: RPG, jogo de papéis, aprendizagem, tecnologia, Ensino Médio.
SILVA, Matheus Vieira. O Jogo de Papéis (RPG) como Tecnologia Educacional e o processo de Aprendizagem no Ensino Médio. UTP: 2009. (mestrado)
Informação adicional: jogador de RPG
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Informação adicional: nenhuma.
Sítio eletrônico da pesquisa na instituição: aguardando.
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