25 de novembro de 2013

Artigo RPG - Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental


Título
:  Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental

Autor/a/s: Luiz O. Q. Peduzzi; Rafaela Samagaia

Resumo:
O presente artigo discute uma dissertação de mestrado que utilizou uma perspectiva educacional voltada à formação de cidadãos e defendida na proposta de Edgar Morin e no relatório da UNESCO sobre educação para o século XXI. Para isso, aborda a importância de uma nova prática escolar, preocupada em manter o estudante como centro das atividades em sala de aula. Particularmente no ensino de Ciências, a perspectiva escolhida foi o CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade), cujos objetivos contêm convergências importantes também com os Parâmetros Curriculares Nacionais e a ACE (Aprendizagem Centrada em Eventos), que assim como os demais referenciais teóricos, sugere a discussão contextualizada do conhecimento científico. Finalmente, são apresentados alguns resultados referentes a um módulo didático desenvolvido, aplicado e avaliado, abrangendo a Física Moderna e voltado à sala de aula do Ensino Fundamental no contexto histórico do Projeto Manhattan (1941-1945). Entre os conteúdos de ciência contemplados estão a fissão nuclear, a radiação, a pesquisa e o uso de armas químicas e biológicas e a energia a partir de uma situação problema propiciada pela técnica psicoterápica RPG – Roleplaying Game ou Jogo de Papéis.

Palavras-Chave: módulo didático, Física Moderna e CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade)

PEDUZZI, Luiz O. Q.; SAMAGAIA, Rafaela. Uma experiência com o Projeto Manhattan no ensino fundamental. Ciênc. educ. (Bauru). Bauru, v.10, n.2, 2004.< http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132004000200008 >. Acesso em 26/08/2013.

Verifique primeiramente o sítio eletrônico original, acima. Arquivo disponível neste espaço caso não esteja mais no local original:
http://pesquisarpg.ufpa.br/material/rpg-artigo-PEDUZZI-Luiz-SAMAGAIA-Rafaela.pdf

Arquivo em hospedagem externa, no Dropbox:
https://www.dropbox.com/s/38swyipq6942smm/rpg-artigo-PEDUZZI-Luiz-SAMAGAIA-Rafaela.pdf?m=

Nenhum comentário:

Postar um comentário