25 de novembro de 2013

Artigo RPG - A saga da física: um RPG (role-playing game) para o ensino e aprendizagem de história da física


Título
: A saga da física: um RPG (role-playing game) para o ensino e aprendizagem de história da física

Autor/a/s: Rossano André Dal-Farra; Renato P. dos Santos

Resumo:
Neste trabalho, pretendeu-se investigar a eficácia da utilização do RPG A Saga
da Física como estratégia didática dentro da disciplina de História e Epistemologia da
Física, do curso de Licenciatura em Física de uma universidade privada do sul do Brasil,
em 2012. Pretendia-se que os estudantes imergissem profundamente nas camadas
de realidade do RPG e relacionassem suas motivações internas com as motivações
dos personagens históricos, de forma que vivenciassem os motivos das descobertas
científicas, cada uma a seu tempo, propiciando aos estudantes problematizar o seu olhar
em relação à História da Ciência. Ao final da sequência de episódios, um questionário,
contendo questões fechadas e abertas, sobre suas impressões foi aplicado aos 15 alunos
matriculados. A análise das respostas sugere que os objetivos acima foram atingidos,
ainda que parcialmente.

Palavras-Chave: Ensino de Física, história da física, role-playing game.

DAL-FARRA, Rossano André; SANTOS, Renato P. dos. A saga da física: um RPG (role-playing game) para o ensino e aprendizagem de história da física. Revista NUPEM, vol. 5, n. 8 (2013). Disponível em
< www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/issue/view/16/showToc > ;
< http://www.fecilcam.br/revista/index.php/nupem/article/viewFile/311/231 > . Acesso em 15/08/2013

Verifique primeiramente o sítio eletrônico original, acima. Arquivo disponível neste espaço caso não esteja mais no local original:
http://pesquisarpg.ufpa.br/material/rpg-artigo-DAL-FARRA-Rossano-e-SANTOS-Renato.pdf

Arquivo em hospedagem externa, no Dropbox:
https://www.dropbox.com/s/k7bs5ujgx4i3p9r/rpg-artigo-DAL-FARRA-Rossano-e-SANTOS-Renato.pdf?m=

Nenhum comentário:

Postar um comentário